skip to Main Content
Como Escolher O Nome De Domínio Para Meu Site?

Como escolher o nome de domínio para meu site?


10 dicas simples para escolher seu nome de domínio perfeito.

A escolha de um nome de domínio é semelhante à escolha de um nome de empresa, exige muito pensamento e consideração. Seu nome de domínio é sua identidade na Web, você deseja ter certeza de que o nome escolhido não apenas seja adequado para a sua empresa, mas também que seja fácil de encontrar e promover. Siga estas 10 dicas para selecionar o domínio perfeito.

1. Torne-o fácil ao digitar

Encontrar um nome de domínio de fácil digitação é crítico para o sucesso online. Se você usar gíria (u, em vez de you) ou palavras com várias ortografias (express vs xpress), poderá ser mais difícil para os clientes encontrarem seu site.
Vi em um artigo do Dalton Filipini outro exemplo legal de um site english4all.com.br, que segue a mesma análise.

2. Mantenha-o curto

Se o seu nome de domínio for longo e complexo, você corre o risco de seus clientes o digitarem errado. Curto e simples é o ideal.

3. Use palavras-chave do negócio

Tente usar palavras-chave que descrevam sua empresa e os serviços oferecidos. Por exemplo, se você for uma empresa de substituição de vidro, poderá registrar como GlassRepair.com ou GlassReplacement.com. Inclua as palavras-chave que as pessoas inserem quando procuram seus produtos ou serviços. Isso ajuda a melhorar sua classificação nos mecanismos de pesquisa (o que aumenta o tráfego) e faz mais sentido para seus clientes.

4. Foque sua local

Se a sua empresa for local, considere a possibilidade de incluir sua cidade ou bairro no nome de domínio para facilitar para os clientes locais encontrarem e se lembrarem. Exemplo: MoocaAutopecas.com.br

5. Evite números e hífens

Números e hífens geralmente não são compreendidos — as pessoas que ouvem o endereço do seu site não sabem se você está usando um numeral (5) ou se ele está por extenso (cinco) ou eles colocam o traço em lugar errado ou esquecem dele. Se você necessitar que isso seja incluído em seu domínio, registre as diferentes variações para fins de segurança.

6. Seja memorável

Existem milhões de nomes de domínio registrados, portanto é essencial ter um domínio contagiante e memorável. Depois que você tiver bolado um nome, compartilhe-os com amigos próximos para verificar se é atraente e se faz sentido para as outras pessoas.

Solução Rápida: Teve uma excelente ideia para um domínio? Registre seu nome hoje e insira um site lá antes que mais alguém faça isso antes que você.

7. Evite problemas jurídicos

Certifique-se de que o nome selecionado não seja uma marca registrada.

8. Use uma extensão de domínio apropriada

Extensões são sufixos, como .COM.BR ou .NET, no fim dos endereços da Web. Eles podem ter usos específicos, portanto escolha um que funcione para a sua empresa. .COM.BR é, sem dúvida, a mais popular no Brasil, seguido de .COM .NET .ORG.BR etc.

Uma lista das extensões mais importantes no Brasil e no Mundo e como elas geralmente são usadas:

  • .COM.BR: abreviação para companhias e comércio e serviços em gerais do Brasil

  • .COM: abreviação para companhias e comércio e serviços em gerais do Brasil e no mundo

  • .NET.BR: sites técnicos, de infraestrutura da Internet no Brasil

  • .NET: sites técnicos, de infraestrutura da Internet no Brasil e no mundo

  • .ORG.BR: organizações não comerciais e sem fins lucrativos no Brasil ( exige CNPJ + Estatuto)

  • .ORG: organizações não comerciais e sem fins lucrativos no Brasil e no mundo (não exige documentação)

  • .ADV.BR: Para Advogados, profissional liberal

  • .SITE: Novo domínio para designação da marca da empresa assim como .com.br e .com ( ótima oportunidade, os melhores nomes ainda estão disponíveis para o registro)

Dica: Não é necessário criar um site para cada domínio. É possível redirecionar os domínios adicionais para seu site principal.

9. Proteja e crie sua marca

Para proteger sua marca, você deve considerar garantir as principais extensões de seu nome domínio, exemplo:

  • seunegocio.com.br
  • seunegocio.com
  • seunegocio.site


Isso impede os concorrentes ou pessoas que queiram registrar outras versões do seu nome forte ou ideia na internet.

Erro comum O Risco ( Google )

Imagine a seguinte situação: Você teve uma idéia promissora para o seu negócio e levou um bom tempo para lançar seus produtos e serviços na internet. Sua marca/nome e site ( .COM.BR ) começaram a ganhar visibilidade, tudo está indo muito bem….. Quando de repente surge nas pesquisas do Google à frente de seu site, outro negócio do mesmo ramo de atividade com EXATAMENTE o mesmo nome do seu domínio na internet. Fato este que pode ser devastador para alguns negócios.

Dica: Considere registrar o nome de seu domínio em mais de uma extensão, assim você se assegura que seus clientes sejam direcionados para seu site, comprem e adquiram seus produtos e serviços.

10. Aja rápido e em 1º lugar registre o seu domínio.

Os nomes de domínio vendem rapidamente. Felizmente, eles também não têm custo alto, portanto registre seus nomes de domínio favoritos antes de lançar suas ideias nas redes sociais.

Back To Top