skip to Main Content
Domínio ONG.br é Criado Para Atender ONGs No Brasil

Domínio ONG.br é criado para atender ONGs no Brasil

Associações informais e comunidades sem fins lucrativos agora possuem uma nova opção para registrar os seus domínios: o “ong.br”.

Muitas associações e movimentos da sociedades civil, como coletivos e coalizações, careciam de um porto seguro na Internet brasileira.

A criação dessa categoria de domínio é positiva para o segmento de ONGs porque oferece menos restrições para o registro. Criada como um domínio do tipo genérico, o “ong.br” não exige que o titular seja uma pessoa jurídica, como acontece com o “org.br”. Portanto, qualquer iniciativa que se identifique com essa terminação pode registrar seu domínio. 

Ongs e associações muitas vezes acabavam tendo que recorrer a domínios genéricos de outros países, por não preencherem todos os requisitos para o registro de um domínio “ORG.br”, que desde o início do surgimento da parte que nos cabe no latifúndio da internet é atribuído exclusivamente às organizações sem fins lucrativos. Essa realidade mudou, agora associações, grupos de interesse e outros conjuntos de usuários de Internet no Brasil podem registrar endereços sob a categoria “ONG.br”, mesmo não tendo personalidade jurídica,

o domino web ORG.BR tem apenas uma restrição, permanente: somente aceitará o registro de nome já presente no “ORG.br” quando o pedido for feito pelo respectivo titular. Por exemplo: somente a docelar, dona do domínio www.docelar.org.br, poderá ter o registro de www.docelar.ong.br. “Foi a forma encontrada de não haver homônimos entre um ORG.br e um ONG.br”

Vale lembrar que a extensão de domino .ONG sem o sufixo .br já existia e para registra-la não há qualquer restrição.

Back To Top