skip to Main Content
Cidades Ganham Domínios Próprio

Cidades ganham domínios próprio

Entenda as razões para incluir o domínio de cidades na sua estratégia

Domínios com extensão de cidades pode ajudar a promover e divulgar os negócios locais. Neste momento já existe mais de 51 cidades brasileiras que ganharam extensão própria.  Qualquer pessoa física ou jurídica pode registrar um domínio de cidade.

Veja alguns exemplo:

  • www.carioca.rio.br
  •  www.bibliotecas.floripa.br
  • www.garoade.sampa.br
  • www.delivery.recife.br
  • www.colinasimoveis.cuiaba.br

A iniciativa de criar o domínio de cidades foi do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) que promoveu uma ação para que as pessoas dessem sugestões para os domínios “cidades.br”. Inicialmente as cidades deveriam ter mais de 500 mil habitantes e o nome sugerido poderia ser algo mais popular, que descrevesse como as cidades são reconhecidas por seus habitantes. Foi assim que o domínio personalizado de Porto Alegre virou “poa.br“, o do Rio de Janeiro ficou só “rio.br” e São Paulo foi registrada como “sampa.br“.

A nova categoria de domínios “cidades.br” é uma alternativa que permite adicionar a localização ao endereço do site e com isso aumentar as possibilidades de registros, principalmente para os negócios locais, iniciativas populares ou mesmo sites e blogs que desejam ter ligação com a cidade natal ou adotiva.

Entenda as vantagens do domínio de cidades

Antes de mais nada é importante deixar claro que ao registrar um domínio de cidades você não deve abrir mão do domínio que já possui. Quem optar por ter um site com a extensão de cidades pode simplesmente direcionar os visitantes para o site principal. Funciona assim, quando alguém pesquisar no Google “comida vegana em curitiba” um dos resultados pode ser o site www.comidavegana.curitiba.br. Quando o usuário clicar neste endereço pode ser redirecionado para o site que você já tem hoje, que pode ser www.comidavegana.com.br, por exemplo. Por isso, estamos considerando o domínio de cidades como uma estratégia a mais para divulgar a sua empresa.

1) Fortalecimento da presença online

Você já fez a experiência de digitar o seu nome ou do seu negócio no Google? Se a busca não apresentou resultados ou se eles não estão nas primeiras posições você precisa fortalecer a sua presença Já citamos aqui no blog que as pessoas usam o Google para buscar tudo o que se pode imaginar (e até o que não imaginamos). O domínio de cidades pode fazer parte da sua estratégia de divulgação, principalmente se você tem um negócio local como: padaria, restaurante, clínica veterinária, etc.

2) Atrair novos visitantes e clientes

O domínio de cidades também pode ser uma ótima estratégia para atrair novos clientes. Pessoas que não conhecem o seu negócio, mas buscam pelo seu produto ou segmento de atuação poderão encontrá-lo mais facilmente. Além de atrair um público que faz buscas mais genéricas, o domínio de cidades também minimiza a concorrência. Digamos que você tem uma empresa de frete e mudanças em Brasília, registrar o site “www.mudanças.bsb.br” pode ser uma maneira de ser encontrado mais facilmente. Mesmo que o cliente não saiba o nome da sua empresa, o próprio domínio do seu site já indica que a sua empresa oferece o que ele procura.

3) Posicionamento como negócio local

Já falamos aqui no blog como um site ajuda a gerar mais e que é fundamental ter um site, mesmo que você não venda produtos online. Isso porque quando alguém faz uma pesquisa nas ferramentas de busca a tendência é que os resultados apresentados primeiro sejam de estabelecimentos mais próximos. Leia mais sobre a otimização nos mecanismos de busca no post “O que é SEO e porque é importante“. Você vai perceber que o domínio de cidades pode ser uma forma de usar algumas das palavras-chaves mais importantes para para o seu negócio direto na URL do seu site.

Resumindo, o domínio de cidades pode ser uma alternativa para ampliar a visibilidade de blogs e sites. Ter múltiplos domínios (“.br”, “com.br” e “cidade.br”) pode ser um diferencial, que além de fortalecer a presença online, pode atrair novos visitantes que poderão se tornar clientes e o fato de a URL ter palavras que descrevem o seu negócio pode favorecer o posicionamento do seu negócio local. E, lembre-se: jamais exclua o domínio principal, basta direcionar as extensões.

Ficou com alguma dúvida sobre o domínio de cidades? Comente no espaço abaixo!

Para pessoas físicas ou jurídicas

9GUACU.BR Nova Iguaçu
ABC.BR Região ABC Paulista
AJU.BR Aracaju
ANANI.BR Ananindeua
APARECIDA.BR Aparecida
BARUERI.BR Barueri
BELEM.BR Belém
BHZ.BR Belo Horizonte
BOAVISTA.BR Boa Vista
BSB.BR Brasília
CAMPINAGRANDE.BR Campina Grande
CAMPINAS.BR Campinas
CAXIAS.BR Caxias
CONTAGEM.BR Contagem
CUIABA.BR Cuiabá
CURITIBA.BR Curitiba
FEIRA.BR Feira de Santana
FLORIPA.BR Florianópolis
FORTAL.BR Fortaleza
FOZ.BR Foz do Iguaçu
GOIANIA.BR Goiânia
GRU.BR Guarulhos
JAB.BR Jaboatão dos Guararapes
JAMPA.BR João Pessoa
JDF.BR Juiz de Fora
JOINVILLE.BR Joinville
LONDRINA.BR Londrina
MACAPA.BR Macapá
MACEIO.BR Maceió
MANAUS.BR Manaus
MARINGA.BR Maringá
MORENA.BR Campo Grande
NATAL.BR Natal
NITEROI.BR Niterói
OSASCO.BR Osasco
PALMAS.BR Palmas
POA.BR Porto Alegre
PVH.BR Porto Velho
RECIFE.BR Recife
RIBEIRAO.BR Ribeirão
RIO.BR Rio de Janeiro
RIOBRANCO.BR Rio Branco
RIOPRETO.BR São José do Rio Preto
SALVADOR.BR Salvador
SAMPA.BR São Paulo
SANTAMARIA.BR Santa Maria
SANTOANDRE.BR Santo André
SAOBERNARDO.BR São Bernardo do Campo
SAOGONCA.BR São Gonçalo
SJC.BR São José dos Campos
SLZ.BR São Luis
SOROCABA.BR Sorocaba
THE.BR Teresina
UDI.BR Uberlândia
VIX.BR Vitória
Back To Top